segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lei que restringe fumo começa com dúvidas

Hoje começa a fiscalização dos estabelecimentos de Caxias do Sul, a Lei restringe o fumo em ambientes coletivos privados ou público fechados, a Prefeitura orienta que a primeira reclamação seja feita aos responsáveis, caso a mesma não seja atendida a população deve entrar em contato através do e-mail sosfumo@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone (54)3128-6001.

As dúvidas começaram a rechear a cabeça dos fiscais, um exemplo é se pode ou não fumar em Estádio de Futebol, por que os Vereadores não discutiram bem o tema antes de aprovar o projeto ?? A Prefeitura tem 60 dias para se adaptar, já os locais atingidos pela Lei podem ser multados desde o primeiro minuto.

A Lei é muito boa para os caxienses, mas a Prefeitura disponibiliza hoje de 20 Fiscais para 30 mil estabelecimentos existentes na cidade, ou seja, o cidadão vai ter que fazer o seu papel, caso contrário a Lei não pega e será mais uma entre as inúmeras existentes.

Como já disse anteriormente, sou a favor da Lei, recebi muitos e-mails devido à critica que fiz ao jornalista Gilberto Blume, mas os fumantes também merecem respeito, pois ninguém é tão exemplar que possa sair criticando os fumantes, o melhor meio é ainda é o diálogo, nada de baixarias e outras coisas ridículas.

2 comentários:

  1. Penso que estamos a um passo da criminalização do tabaco. Se isso fosse causa de diminuição do número de fumantes, de doenças causadas pelo fumo e da poluição, tudo bem. Mas não resolve nada. Ninguém vai parar de fumar só porque não pode mais fumar no "bareco" da esquina. Além do mais, nunca vi alguém ter deixado de morrer porque não fumava. Todo mundo morre um dia. O hábito de fumar passa, antes de uma lei qualquer, por uma questão de respeito ao próximo e aos bons costumes. É obvio que não fica bem fumar em um restaurante onde diversas pessoas estão comendo. Então se o cigarro causa algum mal, então indico aos não fumantes que não saiam de casa, pois nas ruas estão milhares de veículos poluidores que causam milhares de vezes mais mal a saúde. Não dá, é tanta coisa para se resolver e tem cada "abobrinha" saindo do nosso legislativo que não dá para acreditar.

    ResponderExcluir
  2. issonão responde a minha pergunta

    ResponderExcluir