sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Meu Vô

Como já disse sou Paranaense, mas me considero Gaúcho e Caxiense, pois vim para cá com 02 anos de idade, portanto não conheço nada de onde nasci, as únicas lembranças que tenho são quando eu e meu tio, que é 04 anos mais velho, íamos tomar banho de chuva, era muito legal, ficávamos pisando nas espumas que a água da chuva fazia e chamávamos de xixi de sapo.

Lembro que meu Vô me deu uma galinha e um porco, ambos foram vendidos e ele colocou o dinheiro numa poupança que ele fez para mim, o porco sempre fugia, era muito rebelde e os cachorros ficavam bem loucos para pegá-lo, meu Vô também fazia armas e facas de madeira para eu e meu tio brincar e não viramos bandidos, lembro também quando ia buscar pasto com meu Vô para os gados, eles ficavam bem loucos com tanto pasto na carroça e não podiam comer.

E quando meu tio quebrou minha motoca, fiquei irado neste dia, as surras que minha Vó me dava eram literalmente de chorar e ainda estou vivo, sabe pessoal, tenho até bastantes lembranças apesar da pouca idade, acho que o motivo é que foi uma época muito marcante na minha vida.

O objetivo de estar escrevendo aqui é sobre meu Vô, ele foi a pessoa mais digna e honesta que conheci em toda minha vida, não é porque sou neto que digo isso, muitas pessoas o dizem, ele era gremista, mas não era qualquer gremista, ele era "o gremista", era muito viciado em futebol mesmo e devido ao seu amor não tinha como eu torcer por outro time.

Morei com meus Avôs desde pequeno, de 01 ano até os 08 anos, devido ao trabalho de minha mãe, depois fui morar com minha mãe, na adolescência sai de casa aos 16 anos e adivinha para onde fui ?? Para casa de meus Avôs lógico, meu Vô acordava todos os dias as 6:00 horas e sem despertador e me chamava umas 10 vez para eu ir para a Escola.

A cena mais marcante que tenho dele, é ele sentado num banquinho com a camiseta do Grêmio, uma bermuda e uma cuia de chimarrão, ele bebia muito chimarrão, futebol, chimarrão e consertos eram seus vícios, ele não fumava e nem bebia.

Apesar de aposentado ele não conseguia ficar parado, sempre arrumava alguma coisa para fazer, era uma porta, uma janela, uma pintura, sempre arrumava algo em sua casa para ficar mexendo, às vezes resolvia reformar tudo para ter o que fazer.

Casei em 2004, ele foi me visitar, ele ficou comigo a tarde inteira colocando uma tela para meu Rottweiler não fugir, realmente ele não conseguia ficar parado, sempre que ia à minha casa ficava também procurando coisas para fazer ou me ajudar em algo, ele era muito prestativo.

Em 2007 infelizmente ele sofreu uma queda quando estava arrumando uma janela, ficou dois dias em casa, pois não gostava de médicos, como a dor não passava, ele foi levado para o Hospital Pompéia, chegando lá foi constatada uma grave lesão na coluna, ficou internado durante 40 dias aproximadamente, neste período foi diagnosticado Câncer de Próstata, ficamos todos muito tristes
.
Ele saiu do Hospital usando um colete para firmar a coluna, também descobrimos que em 2006 ele teve também um diagnóstico de Câncer de Próstata, removeu o mesmo através de cirurgia, mas não tinha falado para ninguém, para não preocupar nós familiares.

Meu Vô ficou entre idas e vindas de Hospitais até Outubro de 2008, quando ficou com pneumonia, ele estava em estado terminal e ficou dois dias numa maca na Emergência do Hospital Geral, pois não conseguiam quarto para ele, quando conseguiu um quarto não havia mais o que fazer, os Médicos disseram que ele duraria até uma segunda-feira.

Ele era tão forte que ficou até a quinta-feira lutando para sobreviver, mas a doença tomou conta e ganhou esta batalha, nas suas ultimas horas ele declarou amor pela minha Vó e disse que ela foi uma ótima esposa. Nós ficamos muito tristes com o ocorrido, mas esta é a vida, só fico indignado ainda com a história dos dois dias aguardando um quarto, mas o atendimento foi bom na medida do possível.

Inclusive quando estava nas suas ultimas horas, ele ficou num quarto privado onde podíamos ficar e visitar quando quiséssemos, após seu óbito suas córneas foram doadas para alguém.

Meu Vô, meu pai, meu herói, agradeço tudo o que você fez por mim em toda minha vida, te Amo Muito, sinto muitas saudades do Senhor nestes 03 anos que se passaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário