segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lixo na Rota do Sol

No Final de semana fui passear com o meu cachorro na Rota do Sol, fiquei apavorado com a quantidade de lixo no acostamento, o mais engraçado é que fiz o mesmo passeio na semana anterior ao Feriadão da Proclamação da República e não tinha notado tal quantidade.

Fonte: arquivo pessoal.

Fonte: arquivo pessoal.

É repugnate a falta de respeito de alguns motoristas, além dos excessos de velocidade, atropelamentos propositais de animais silvestres, acidentes, falta de manutenção dos veículos, ainda estes caras de paú tem coragem de jogar lixos na pista.

Fonte: arquivo pessoal.
  
Fonte: arquivo pessoal.

Agora no verão, pela falta de corte dos matos, começam os incendios na Rota do Sol, ano passado era direto, acho que é por isso que a Prefeitura não manda a CODECA cortar, pois no verão os incendios terminam com as pragas e a Prefeitura não precisa gastar.

Fonte: arquivo pessoal.

Fonte: arquivo pessoal.

Eu e minha esposa já fizemos até um jogo, ver quem adivinha o maior número de placas econdidas atrás dos matos, normalmente ela ganha, pois se eu ficar tentando adivinhar as placas posso me perder numa curva e a manchete dos jornais será: Jovem imprudente morre por não vencer uma curva perigosa na Rota do Sol.

Fonte: arquivo pessoal.

Fonte: arquivo pessoal.

E a Prefeitura aonde entra nesta história ?? A Prefeitura de Caxias do Sul não corta os matos do acostamento faz muito tempo, onde não existe mato são as rótulas, que são adotadas por empresas da região, senão os cruzamentos seriam uma roleta russa.


Fonte: arquivo pessoal.


Fonte: arquivo pessoal.

Vocês vêem que o termo vencer uma curva já é uma disputa, até os jornalistas já olham para o trânsito e o enxergam como uma guerra, os motoristas quando saem de casa parecem que pensam: hoje vou fazer 10 ultrapassagens para chegar em primeiro.

Fonte: arquivo pessoal.

Mas a questão é o lixo, o que podemos fazer para diminuirmos estes lixos nos acostamentos. Punir os motoristas ?? Ligar para o IBAMA ?? Conscientizar os infratores ?? Fazer um mutirão ?? Cobrar a Prefeitura ?? Sinceramente não sei.

Um comentário:

  1. Quando saio fazer trilhas de jeep ou escalar sempre levo no jeep uns sacos de lixo e vou recolhendo tudo que vejo pela frente, o jeep volta cheio de lixo...

    Alias, esta é uma pratica comun entre os jeepeiros e montanhistas...

    ResponderExcluir