quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Caxias do Sul II

É meus amigos, Caxias do Sul finalmente é uma cidade "grande", uma metrópole, pois temos congestionamentos, acidentes, falta de segurança, atropelamentos, tiroteios, estragos por temporais, falta de vagas nas areas centrais, dois times que não participam da primeira divisão, assaltos em lojas centrais, diversos tipos de assassinatos, greves de médicos, falta de vagas hospitalares, vandalismo, pichações, ruas em péssimo estado, degradação do patrimonio público, tudo isso é reflexo do aumento de 18% da população e a ótima administração da cidade.

3 comentários:

  1. John
    Não culparia nem o aumento da população nem a administração.
    Como você mesmo menciona, isso tem em todo grande cidade, independente de administrações e aumentos populacionais. Em Caxias isso não é de agora ou de 5, 6 anos pra ca.

    Os pontos citados por você, infelizmente, são inerentes a grandes cidades, grandes aglomerações urbanas. Salvo Suiças da vida, me cite 3 cidades onde isso não é assim? Repito, infelizmente tudo isso é inerente ao ser humano, na idade media era assim, na era pré cristã era assim tb (resquardadas as proporsoes).

    Isto tudo esta longe de ter um fim, todas estas questões passam em primeiro lugar por uma mudança no ser humano, uma mudança de conceitos, percepsões e paradigmas, elem é claro de uma mudança comportamental enorme nas noçoes de convivio social.

    O papel dos governos, todos eles, nestas mudanças é secundario, sua função é prover condiçoes para que o ser humano atinja este desenvolvimento, nestas condições incluimos saude, educação e infraestrutura.

    Se você analizar friamente Caxias do Sul, mas uma analise bem critica, bem racional, sem paixões ou "torcidas" você verá que a cidade tem uma estrutura que poucas tem no brasil.

    A saúde de Caxias dispõe de inumeras UBSs, hospitais, ambulatorios. É suficiente? Bom, ai é outra historia. Talvez se a população seguisse a orientação de procurar primeiro o postinho, depois o postão, depois o hospital as coisas melhorassem um pouco. (veja bem, estou teorizando, vivi na pele o SUS de caxias e sei como é a pratica, lembra da minha mãe?)

    A estrutura viaria de Caxias é muito boa, muito bem estruturada e esta em melhoria continua. Agora me diga, porque raios alguem que quer ir do lado oeste para o leste vai pela Sinimbu e não pela perimetral? É pelo gostinho de tumultuar o transito? É para ver as menininhas no centro? Ou é para economizar uns trocados na quilometragem a menos que fará pela Sinimbu? Entende o que quero dizer? A estrutura esta ai, é só usar de maneira adequada e racional.

    O saneamento nem se fala, o esgoto esta sendo feito, a agua potavel é de qualidade reconhecida e estamos nos preparando para o futuro com marrecas.

    Quero deixar claro que não estou defendendo ESTA administração ou a ANTERIOR, estou falando da estrutura que existe no municipio, independente de quem fez, isso não me importa nem um pouco. Me importa o ovo, não a galinha.

    Alguns mais ignorantes ou radicais vão falar das arvores que marrecas vai derrubar, para esses eu pergunto o seguinte: Você não toma banho? Não cozinha? Não lava roupa? De onde vem essa agua, e de onde você espera que venha no futuro? Se não gostou de marrecas me cite uma alternativa viavel!!! As coisas tem de ser levas a serio, temos de ter conciencia de que há quase 500.000 pessoas para manter na cidade.

    Bom, que vem as replicas!!!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Márcio ,concordo plenamente com sua opinião, mas digo que a cidade não é planejada como deveria, se a população cresce 18% com uma administração pífia e temos uma infra-estrutura razoavelmente superior a de muitas cidades, imagine se tivéssemos uma boa administração ??

    A população sabe que é necessário mais, pois com o crescimento acelerado da cidade, os serviços básicos vão começar a minguar e o caos vai tomar conta. Quantas escolas novas são criadas ?? Quantas UBSs ?? Quantos pronto-socorros são planejados ?? Parece que não temos este plano com o futuro, mas se temos este não é apresentado para a sociedade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ok, perfeito...
    Com toda certeza é obrigação de todos reivindicar, buscar melhorias, buscas sempre um algo a mais, mais que uma obrigação é um direito, porque somente com a melhoria continua é que a roda viva da sociedade anda. Pegando o que voce citou, quando esta reivindicação de escola e pronto socorro for atendida (se for atendida), ae então iremos nos acomodar? Claro que não, quando isso ocorrer vamos reivindicar uma nova escola, e um novo pronto socorro. É assim que caminha a humanidade. As coisas sempre vão evoluido. E te digo mais, não é problema DESTA ou da PROXIMA ou da ANTERIOR, é problema da CIDADE. Porque hoje falta isso, mas na anterior faltava alguma coisa. Exemplo:
    Sou de Vila Oliva, um distrito de Caxias. A vida inteira, desde meu avô que pediamos ligação asfaltica. A anterior prometeu em campanha, fez discurso, ganhou 90% dos votos do distrito, porem não fez o tal do asfalto, quem começou e vai terminar é a atual.
    Por outro lado, a atual não move uma pena para, por exemplo, a educação, enquanto que a anterior construio varias creches...

    Não sei se me fiz entender, o que quero dizer é que sempre havera um porem, sempre havera uma parcela da população contente, beijando a bunda do governante e outra parcela descontente, gritando aos 4 ventos que são todos incompetentes.
    Isso sempre foi assim e sempre será assim, independente de quem estiver lá dentro.

    A nós cabe gritar, e gritar bem alto, fazer passaeta, cartaz, blog, jogar ovo na prefeitura, vale qualquer coisa para sermos atendidos...

    O que mais me irrita no ser humano, é que ele não é capaz de olhar e valorizar as coisas boas, as coisas positivas... É tudo meio Paulo Francis...

    Temos antes de tudo que valorizar o que temos (dentro ou fora de casa) porque assim com o orgulho inflado teremos ainda mais voz para buscar coisas novas.

    Me parece que esta administração esta preocupando-se muito com infraestrutura e deixando um pouco de lado o social. Veja bem, hospitais, escolas, pronto socorros, apesar de ser obras estruturais são a grosso modo obras sociais, enquanto que asfalto no interios, redes de agua e esgoto, barragens apesar de atender o social são a grosso modo obras de infra-estrutura...

    Talvez o X da questão neste governo seja esta falta de equilibrio entre esses dois pontos. O colono lá de onde o diabo perdeu as botas hoje esta feliz, pq não passa o dia almoçando poeira e jantando barro, e o cidadão aqui da cidade tem seus entes queridos morrendo nas filas do Postão. (ou indo para casa tomar paracetamol pra curar tumor).

    Abs

    PS: E o J. e demais leitores? Este é um papo bom para debater.

    ResponderExcluir