segunda-feira, 28 de março de 2011

SUS de novo

Como o SUS é complicado, um conhecido sofreu uma queda na rua por causa de um ataque epilético, foi encaminhado ao Postão e em seguida foi liberado, estava com o rosto todo roxo, não conseguia abrir os olhos, mas foi liberado, a impressão é que os “profissionais” acharam que ele estava bêbado.
Após dois dias em casa e muitas dores na cabeça, o mesmo voltou ao Postão e eles novamente disseram não ser nada e receitaram apenas medicamentos para dor, este cidadão teve que ir num médico particular, o mesmo solicitou alguns exames, dentre eles Rio-X, como não tinha dinheiro, foi ao SUS solicitar os exames.
Não sei quem, mas um dos responsáveis disse que esse Médico não pode atender particular e solicitar exames para que o paciente faça pelo SUS, ainda deu a entender que esse cidadão fizesse numa Clinica particular, já que pagou R$ 150,00 ao Médico particular, sua irmã ficou indignada e tocou o f...-se no Postão.
O homem fez os exames no SUS e estava lá, um traumatismo próximo ao olho esquerdo, ele ficou internado 5 dias no Pompéia e teve que fazer uma cirurgia, onde colocou uma placa na face esquerda, se não fosse o atendimento particular como ia ser ?? Como os “profissionais” do SUS julgam as pessoas que devem ou não ser atendidas pelo modo como se vestem ou como se portam na sociedade ??
As pessoas alcoólatras não têm direito ao atendimento de um Médico e exames ?? Que preconceito absurdo que esta acontecendo em Caxias do Sul ?? Meu primo já passou por isso, se acidentou e pelo fato de acharem que estava bêbado foi liberado para ir para casa com um traumatismo.
Os Médicos, Enfermeiros e Auxiliares tem que repensar nas suas carreiras, se não querem cuidar da saúde de homens, mulheres, crianças, bêbados, jovens, bandidos, drogados e outros, que troquem de profissão, se acham que ganham pouco, troquem de trabalho ou trabalhem em Consultórios e Hospitais particulares.
Os profissionais da Saúde merecem ganhar mais, mas esse não é o motivo para um mau atendimento devido às condições de vida das pessoas, bêbado, drogado e bandido merece atendimento, pois são seres humanos como todos nós, quem não merece estar no Postão são esses profissionais marca Diabo.
Infelizmente e felizmente a culpa sempre é da Administração Publica, pois esta é a responsável por todos estes profissionais, Sartori e Secretário de Saúde, quando vocês vão começar a trabalhar pela saúde com vontade própria, pois mesmo perante uma greve vocês pareciam duas estatuas, pois não se moviam para tomar alguma atitude.
A saúde esta degradada, os profissionais de saco cheio de trabalhar, o Prefeito só quer reeleger seu sucessor em 2012, o Secretário só quer manter as aparências e a população sofre com os descasos ocorridos diariamente, quando as coisas vão mudar ?? Será que pode ficar pior ??
Nem nos Planos de Saúde pode-se confiar, pois a espera também é longa, a Saúde é um caos nacional de todas as classes sociais, todos querem nossa morte para parar de encher o saco, tantos os Planos quanto o SUS querem ver o paciente longe de suas estruturas, pois paciente na enfermaria é problema na certa.

2 comentários:

  1. Ao finalzinho do (belo!) texto, quando tu perguntou se ainda poderia ficar pior, eu pensei em responder que "pode, sim, considerando o que vem acontecendo também com os planos de saúde". Tu e nosso amigo engenheiro aqui do blog já trouxeram diversas experiências ilustrando o fiasco da coisa.

    Pois bem, no parágrafo seguinte, veio o detalhe sobre os planos...

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. J., o SUS esta horrível, eu não sou usuário, mas conheço muitas pessoas, inclusive parentes que já passaram por algumas situações constrangedoras, mas infelizmente temos que agüentar, pois é ruim com eles, pior sem eles.
    Obrigado pelo elogio ao texto, mas não sou Jornalista, sou um Cidadão que escreve o que vem na mente, se os textos têm erros desculpe-me.

    Abraços.

    ResponderExcluir