sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Assim deveria ser negociado com sequestradores ??

Bom Dia pessoal, recebi este vídeo através de e-mail e gostaria de saber a opinião de vocês. O Brasil sempre deveria negociar assim com sequestradores ?? Ou deve ficar negociando e negociando até que uma das vitimas seja morta pelo bandido??

3 comentários:

  1. Saudações!
    Sabe, cara, faz uns vários anos que eu recebi alguns dos vídeos desta compilação e, de lá para cá, confesso que já mudei e "remudei" minha opinião por diversas vezes. Na época, inclusive, recém havia ocorrido aquele "sequestro" ao ônibus no RJ ou SP, e depois o bandido acabou morrendo estrangulado pela própria policia, dentro do camburão, já a caminho da delegacia. Eu erroneamente comemorei bastante; Estava estudando algumas cadeiras de Direito e um professor fazia parte de uma comissão de direitos humanos. Ele tocou num ponto importantíssimo, de maneira bem revoltada: se era para matar o cara, por que não atiraram nele enquanto ainda ameaçava a vida das pessoas, dentro do ônibus, já que, por diversas vezes houve chance. E acho que é exatamente este o caso dos videos aí desta compilação: enquanto o sem-vergonha ainda representa uma ameaça emitente a qualquer pessoa, foram-se as chances dele. É errado, sim, mas continuo pensando naquela de "bandido bom é bandido morto"; Eles nunca têm pena ou piedade conosco. NUNCA. Mas aí envolve toda aquela discussão psicológica, filosófica, educacional, etc., de que muitas vezes o cara pode ter problemas mentais, ou estar desesperado e a ladainha de sempre. Bem, independente do motivo, ele está ameaçando ou já matando pessoas - deu, acabou para ele.

    Confesso que há excelentes contos ou passagens literários de escritores famosos como Dostoiévsky, J.R. Tolkien ou o nosso Henrique Schneider, aqui de Novo Hamburgo, que sempre puxam-me um pouco para trás, abrindo margem para uma melhor observação.

    Há aquela famosa do Gandalf falando ao Frodo (NERD detected! heheheh), ainda n´A Sociedade do Anel, quando este ultimo diz que o Bilbo deveria ter matado o Gólum quando teve chance: "Deveria tê-lo matado? Você pode dar-lhes vida, Frodo? Não seja tão apressado em julgar esta questão. Nem mesmo os mais sábios são capazes de decidir o correto nessas horas".

    Enfim, chega de trova: acho, sim, que execução sumária É A SOLUÇÃO. Pena de morte não, porque as investigações estão cada vez mais difíceis e corruptíveis. Agora, quando tem bandido apontando arma e na mira da polícia, especialmente naquelas demonstrações de força quando quadrilhas assaltam bancos à luz do dia ou quando traficantes exibem armas para as câmeras, bala neles. Não interessa se é adolescente, adulto, idoso, homem ou mulher. Esmaga a raiz que a planta não cresce.

    E é melhor nem entrar na questão da corrupção policial, que também envolve salários de fome e descaso.

    Valeu pelo espaço e paciência hehehehe.
    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. "Um a menos para eu ter que sustentar na cadeia com meus impostos.".
    Ah, é! Bem lembrado, ainda há a questão dos presídios. Só aí viriam mais diversas horas de debates.
    ---------

    "Buenas, ainda bem que a Aninha ainda não é tua leitora John ehehe"
    Que mal pergunte, a famosa moça que sempre meciona os cowboys de botas cor-de-rosa e cortadores de árvores? Hehehehe. Sempre puxões de orelha...
    8-)

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  3. Há alguns policiais e pessoas indiretamente ligadas à segurança pública que informam que o custo de cada detento gira em torno de R$1.500,oo mensais, mas isso considerando apenas alimentação e "direitos básicos". Se for agregado o valor distribuido entre vencimentos de profissionais do ramo (agentes penitenciários, guardas, etc.), passa facilmente dos R$3.000,oo por detento, mensalmente. Mas tudo isso é extraoficialmente falando. É raro encontrar algum dado que fale realmente SÉRIO a respeito destes custos porque, convenhamos, independente do posicionamento do governo, seja qual for, ou da propria sociedade, ninguém gostaria de saber o quanto custa manter uma pessoa praticamente inútil, que não trabalha, não gera renda, etc.
    Aliás, parece que o número de detentos do sistema fechado no Brasil passa dos trezentos mil... sem contar semi-aberto, domiciliar, etc.

    Mesmo que jogássemos os valores lá embaixo, a conta ainda seria dolorosa para quem sabe o quanto custa receber ou pagar um salário.

    Ao menos se colocasse metade dessa gente para plantar hortaliças com uma enxada na mão, mediante sgurança decente, a coisa mudaria bastante.

    J.Cataclism

    ResponderExcluir