quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tragédia no Rio de Janeiro

Será que é o fim dos tempos ?? O Brasil não pode mais ser chamado do país sem desastres naturais, pois nos últimos anos constantemente ocorrem tragédias envolvendo as chuvas do verão brasileiro e o pior, sempre com com muitas vítimas.

Mas a culpa não é do Aquecimento Global, a culpa é da população que constrói nas encostas devido as más condições de vida oferecida pelo Governo, se todos pudessem com certeza construiriam suas residências em locais seguros.

Infelizmente a população carioca terá que conviver com isso todos os anos até que o Governo Estadual consiga conscientizar a população e removê-los dos morros cariocas, acho que se vidas dependerem desse dia muitas pessoas vão morrer ainda.

2 comentários:

  1. João...

    "Mas a culpa não é do Aquecimento Global, a culpa é da população que constrói nas encostas devido as más condições de vida oferecida pelo Governo, se todos pudessem com certeza construiriam suas residências em locais seguros."

    Sobre a tua colocação acima:

    Faço parte de um Jeep Clube nacional, a JIPENET, o pessoal do clube, lá do Rio de Janeiro esta a 5 dias colaborando com a defesa civil, há lugares onde somente nossos jeeps (que são super preparados para terrenos adversos) conseguem chegar. O pessoal esta ajudando no transporte de Diesel para os geradores do hospital de friburgo, esta formando redes de repetidoras VHF e PX com os Jeeps, já que a comunicação foi cortada e somente via radio é possivel transmitir alguma coisa, estão levando equipes de socorro a locais onde ate agora ninguem havia chegado.
    Estão alimentando o Picasa Web diariamente com fotos dos trabalhos, o que vemos lá não são favelas ou pessoas de baixa renda. 90% das casas soterradas, ou das casas que rolaram morro abaixo são de classe media alta.
    Então neste caso, a culpa é sim do homem que desmata, retira a cobertura e proteção natural do solo, e não de programas publicos de moradia. Veja bem, estou me referindo a ESTE caso...

    Chuvas sempre existiram e sempre vão existir, com certeza absoluta aquela região já sofreu chuvas ainda piores, se não foi a 10 anos foi a 100, 300 anos atraz...
    A diferença é que agora o HOMEM foi lá e retirou toda proteção natural proporcionada pela cobertura florestal..

    Agora é muito facil ficar achando um ou outro culpado, jogando tudo no colo do governo (federal, estadual e municipal), porem quando aquele cidadão foi lá e comprou por uma fortuna aquele terreno no alto do morro, só porque tinha uma bela vista do vale, quando ele foi lá e derrubou todas as arvores para construir sua casa, sua piscina, ninguem lá daquela cidade reclamou...

    Olha, na minha opinião, como cientista e estudioso das dinâmicas florestais, o que esta acontecendo agora nada mais é do que o preço que aquela gente esta pagando pela destruição que fizeram nas florestas ate agora, estão pagando pela ganância e pelo crescimento desordenado e sem controle.

    Que todos eles padeçam sob as rochas, pq as arvores voltam, e eles não...!!! (momento aninha)

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Ih, pena que essa "ganaância" dum local com boa vista não terminará, nunca. Até hoje escuto "amigos de amigos de amigos", que tão no ramo da engenharia, arquitetura ou similares, sugerindo coisas como "por que não construiu a casa lá no alto daquele morro?", ignorando não apenas o perigo, mas também que NÃO se mexe em locais com mais de 40% de inclinação, ou algo parecido.

    Em tempo: e, como de costume, os saques ao pouco que sobrou das residências atingidas pelas enchentes no RJ já começou. Ô, tigrada aproveitadora FDP!

    J.Cataclism

    ResponderExcluir