sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sinimbu tumultuada em Caxias do Sul e Prefeitura não toma atitude

Os pais dos alunos do Colégio Madre Imilda sempre trancam a Sinimbu no final da tarde, o horário onde começa o movimento de veículos é marcado por carros aguardando poder entrar no Colégio para buscar seus filhos, sinceramente não sei se esta certo ou errado, pois eles precisam entrar, mas o tumulto resultante me revolta.

Os pais ficam estacionados praticamente em fila dupla, os veículos que estão na pista da esquerda têm que ficar atrás ou tentar ir para a pista da direita, mas na pista da direita o tumulto de ônibus é grande, pois o corredor não vai ate o final da Sinimbu, termina uma quadra antes, ai os coletivos também tem que ir para a pista da direita.

Os carros que saem do Zaffari, que esta localizado uma quadra antes ajudam a tumultuar o transito, eles se metem no transito, pois os veículos da pista esquerda não dão vez aos clientes do Hipermercado, mesmo com a sinaleira fechada, eles trancam a saída do estacionamento e a aglomeração é triste.

Inúmeras vezes disse que nossa cidade esta se tornando um caos, isso diariamente fica mais evidente, as projeções de uma Caxias sem investimento em estrutura e com novos habitantes chegando todos os dias seria de alarmar a Prefeitura, mas a Administração atual não faz nada para melhorar o transito, somente ficam esquentando a cadeira o dia todo.

Por que não tiram as porcarias das pistas de ônibus da Sinimbu e da Pinheiro e transferem para a Dezoito do Forte e bento Gonçalves ?? Será que foi por que investiram alguns milhões de reais em Terminais que só ajudam a tumultuar ainda mais o Transito ?? Sem as pistas de ônibus, a Sinimbu e Pinheiro poderia ser de três a quatro pistas, isso ia ajudar muito o Transito a fluir.

Na BR-116, a quantidade de sinaleiras é ridícula, por que tem que ter um cruzamento a cada 1000 metros ?? Em cidades de verdade, as BRs tem cruzamentos entre espaços maiores, por que não fazem passarela para o pessoal entrar na UCS ?? Por que não fazem rotatórias, o investimento em Caxias é R$ 0,00 e quando tem não resolve os problemas, só tumultua ainda mais.

5 comentários:

  1. Para a questão do colégio e até do mercado, poderia-se até fazer um acesso especial, uma espécie de via lateral como se fez no Big, e também proibindo estacionamento junto à entrada como no hiper Zaffari do centro. O problema é que, em Caxias, o motorista teima em NÃO saber utilizar estas vias. Olha ali na saída do BIG, pela 20 de Setembro, por exemplo: na hora de entrar, se houver pedestra atravessando o acesso o pessoal não reduz; Na hora de sair, ao invés de embarcar na 20 e aguardar a sua vez, os animais enfiam o bico do carro na faixa de rolagem direita, querendo ganhar espaço normalmente para cortar a frente de todo mundo e já subir pela Montaury em direção ao centro. Enquanto isso, trancam o caminho dos pedestres e não ajudam a reduzir aquela fila de carros que aguarda para sair do estacionamento.
    Se fossem feitos um acesso ou uma saída especiais no M.Imilda, creio que haveria o mesmo problema que vemos no Carmo e São José: os motoristas aguardam pra entrar ou sair, a fila vai espichando, parada como sempre, mas sempre aparecem umas figuras mais importantes que se acham no direito de ir pela outra pista e cortar a entrada dos outros.

    Como se não bastasse, o centro tem vários pontos de afunilamento mais críticos, como exemplos:

    -esse fim da linha de ônibus que o John citou na Sinimbu;

    - a troca de três para duas faixas na Montaury, a partir da Bento para cima (recente, ali na feirinha);

    -a troca de tr~es para duas faixas na Borges, da Bento para cima, onde há apenas uma seta pintada no pavimento, indicando obrigatoriedade de conversão à querda naquela faixa, na maioria das vezes ignorada;

    -algumas faixas especiais para conversão que continuam sendo desrespeitadas ou mal utilizadas, como na Luiz Michielon (Cruzeiro) e aquela famosa na Feijó com a Ernesto e na sinaleira da Rosseti na escola Sta. catarina.

    De certo por isso Caxias considera-se uma cidade tão importante: é repleta de motoristas que consideram seus compromissos mais importantes que as necessidades dos demais.

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. Aliás, John, bem lembrado em relação à BR. Mas, no caso de Caxias, sinto muito, mas considero como se fosse dinheiro a fundo perdido: precisaria de, no mínimo, umas três elevadas ou viadutos e, tranquilamente, mais umas cinco passarelas além desta que finalmente parece que será instalada.
    Vale lembrar que N.Hamburgo e S. Leopoldo, como exemplo, também estão muito, mas MUITO atrasadas em relação aos cruzamentos com a BR-116; Apesar de serem em menor quantidade que aqui, dispõe de pista lateral. Ao menos eles têm diversas passarelas...

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  3. A propósito eu não sei porque tem corredor de ônibus em caxias, pois uma das coisas que mais se vê é ônibus andando fora do corredor. Principalmente perto da Rua Vereador Mario Pezzi. Já contabilizei 5 ônibus fora do corredor e nenhum andando no corredor. Na Os 18 do Forte, antes de começar o corredor, os ônibus param no meio da rua para pegar pedestres e quando estão andando ocupam praticamente duas pistas é meio arriscado andar do lado deles. Os que encostam mais perto do cordão para pegar pedestres atrapalham a pista da direita do mesmo jeito pois ficam ocupando meia pista.

    ResponderExcluir
  4. ao amigo ai que falou dos onibus fora do corredor tem trechos da sinimbu e pinheiro que o onibus não para como ai perto da vereador os onibus com destino ao imigrante não para nessa parada por isso sai do corredor para pegar a 13 de maio

    ResponderExcluir
  5. Sim eu até sei disso mas isso é culpa da falta de planejamento da visate e da prefeitura. Poderiam colocar um semaforo 3 tempos na esquina da sinimbu com a 13 de maio igual é feito na esquina da borges de medeiros com a bento gonçalves ou a propria visate alterar a rota dos onibus que precisam entrar na 13. Estou falando isso porque eu ando em media de 300 km por semana na cidade e muitos onibus que precisam sair do corredor (não todos) não querem nem saber se tem um carro do lado eles vão te espremendo, te obrigando a frear o carro e deixar eles passarem

    ResponderExcluir